Curiosidades sobre Café Expresso – Perguntas e Respostas
Viemos tirar algumas dúvidas e mostrar algumas curiosidades sobre essa bebida tão amada no Brasil.
Listamos algumas curiosidades sobre o café expresso, algumas que até mesmo os amantes da bebida talvez não conhecem, como, por exemplo, o fato do expresso “longo’” ou “curto”, só existe no Brasil e que quantidade em ml não faz diferença, pois a concentração de sabor e aroma é a mesma.
Se você adora um bom café, acompanhe e conheça algumas das principais curiosidades sobre a bebida!
Principais pontos:
- O café expresso é mais cremoso e tem sabor e aroma mais intensos devido ao preparo sob alta pressão.
- A diferença entre “espresso” e “expresso” é linguística; ambos estão corretos em português.
- O Café Arábica é o tipo de grão mais consumido mundialmente, representando ⅔ da produção global.
- O Café Les Deux Magots, em Paris, é considerada a melhor cafeteria do mundo.
- No Brasil, o Coffee Lab em São Paulo é renomado por suas experiências inovadoras com café.
Qual a diferença entre café coado e café expresso?
Começamos pela pergunta mais comum, qual é a diferenças entre os dois principais tipos de café? Temos algumas, mas vamos listas as três principais: preparo, cremosidade e sabor.
Começando pelo modo de preparo, a grande diferença está na forma como a água é utilizada em cada tipo de preparo.
No café coado, seja em filtro de pano ou de papel, a água em alta temperatura precisa passar pelo filtro com o café para o preparo, enquanto no café expresso, o preparo é com a água em alta pressão, tornando o processo muito mais rápido.
Isso também interfere em outra diferença entre os dois, sua cremosidade, pois por passar menos tempo em contato com a água, já que feito em alta pressão, o expresso é muito mais cremoso e consistente do que o café coado.
E por último, o sabor do café expresso, devido a sua pressão e por ser mais concentrado, tem um sabor bem mais forte e um cheiro muito mais intenso do que o café coado.
Do que é feito o café expresso?
Assim como o café comum, coado, o expresso é feito de café normal, mas seu processo consiste na passagem de água em alta pressão pelo grão moído e esse processo leva a uma bebida de sabor mais acentuado e aroma mais forte.
Vale ressaltar que, apesar de o pó de café comum poder ser usado no processo de preparo do café expresso, normalmente se usa grãos moídos para o seu preparo, já que a maioria das máquinas de café possui algum mecanicismo para realizar a moagem dos grãos.
Café Espresso com “S” ou Café Expresso com “X”? Qual é o correto de se escrever?
A diferença na escrita é, essencialmente, de idioma, já que a bebida foi originalmente criada na Itália, onde o nome Espresso fazia referência ao modo de preparo, espremendo os grãos de café e preparando-o sob pressão.
Porém, quando falamos da língua portuguesa, a substituição do “S” pelo “X” se deve a tradução brasileira. No meio dos profissionais do café, o termo é utilizado como uma tradução parcial, com o termo “Café Espresso”, mas nenhum dos termos está errado.
Qual a vantagem do café expresso?
As principais vantagens do café expresso para o café coado, são a praticidade e o sabor. O preparo do café expresso é consideravelmente mais rápido que o do café coado, uma ótima vantagem para quem tem um dia mais corrido.
Além disso, devido ao modo de preparo, o expresso proporciona uma bebida com um sabor muito mais rico e refinado, com um sabor e aroma único para os amantes do café.
Quais são os tipos de café expresso que existem?
Não existem necessariamente tipos diferentes de café expresso, pois o modo de preparo é um só, a diferença está na qualidade e no tipo dos grãos e algumas receitas de bebidas preparadas a partir dele.
Algumas das mais famosas são o cappuccino, uma mistura de café expresso com leite vaporizado em alta temperatura e o macchiato, que traz o expresso feito com um toque do vapor do leite, dando mais cremosidade a bebida.
Qual tipo de café é o mais consumido no mundo?
Quando fazemos essa pergunta, podemos dividir a resposta em duas partes: a bebida mais consumida e os tipos de grãos.
O café expresso é o tipo de café mais consumido no mundo e em países como a Finlândia, maior consumidor de café do mundo, o consumo pode chegar a 12 kg de café por pessoa ao ano. [ Fonte ]
Quando falamos de tipos de grãos de café, o mais produzido e consumido no mundo todo é o Café Arábica, capaz de gerar uma enorme variedade de cafés, com sabores e aromas distintos.
Cerca de ⅔ da produção mundial de café, são de Café Arábica e ele é o mais comercializado e consumido no mundo.
Qual é a melhor cafeteria do mundo?
Todos os anos, as principais publicações e sites do seguimento, elegem as melhores cafeterias do mundo e essa é uma lista que passa por mudanças todos os anos.
Mas um desses estabelecimentos está sempre figurando como o primeiro da lista ou no top 3: o Café Les Deux Magots, em Paris, na França.
O estabelecimento tem uma rica tradição e renome, sendo frequentado por grandes personalidades no decorrer da sua história como Simone de Beauvoir e Ernest Hemingway.
Qual é a melhor cafeteria do Brasil?
Figurando entre várias listas de melhores cafeterias do Brasil, o Coffee Lab, em São Paulo, é um dos estabelecimentos mais conhecidos do país.
O café trabalha com a premissa de um verdadeiro laboratório de experiências do café, com espaços com as mais diversas atividades para os seus clientes.
Com diversas opções de café e uma cozinha diversificada, o Coffee Lab é uma parada obrigatória para os amantes do café.
Respondemos aqui algumas das principais dúvidas a respeito do café expresso, umas das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo.
Elegemos as principais perguntas e dúvidas mais comuns sobre a bebida, seu preparo e algumas curiosidades.
Como dissemos antes, seja você um amante do café ou um profissional da área, conhecimento nunca é demais!