Café Torrado
É difícil encontrar uma pessoa que não goste de café. O café é um companheiro inseparável, sempre pronto para atender a pessoa, a qualquer hora do dia. Com isso, é grande o seu consumo e é difícil passar um dia sem poder tomar uma xícara de café.
Nos bares, restaurantes, padarias, é sempre uma boa pedida. Contém substâncias que dão estímulo ao corpo, fazendo com que a pessoa tenha mais energia, esteja mais disposta a encarar o dia a dia.
O café possui diferentes formas, se apresenta em muitas variedades, o que faz dele ser especial para cada um que o experimenta. E, por possuir diferentes formas, este texto tem por objetivo apresentar a você uma dessas formas. Hoje o tipo de café que será falado é o torrado.
O que é café torrado?
Café torrado é o grão do fruto maduro, de diferentes espécies do gênero Coffea, onde as suas principais são Coffea arabica, Coffea liberica e Coffea robusta. Ele é submetido a tratamento térmico, até que fique na condição ideal para que possa ser embalado e vendido.
O café torrado não chega a ser moído, o processo dele se dá apenas sendo torrado. Ele é o tipo de café mais utilizado para o café espresso, sendo o preferido para as pessoas que gostam de consumir o café coado, mais ainda se estiverem sempre fresco.
Como características principais, o café torrado deve ser constituído de grão torrados procedentes de espécies vegetais genuínas, saudáveis e limpas, ou então, do pó que é proveniente delas. Há uma tolerância de, no máximo, 1% de impurezas no café torrado, em grão ou moído. Impurezas essas que podem ser cascas, paus, entre outras.
Torrefadores de café – Especialistas em torrefação
Lembrando que os torrefadores de café são os responsáveis por torrar os grãos de café. São os profissionais especialistas que controlam os diferentes perfis de torra.
Diferentes perfis de torra afetam o sabor do café e estes especialistas ajustam o processo para criar perfis de sabor específicos.
Como se dá o processo de torrefação do café?
O grão do café, por si só, não apresenta um gosto muito bom, e é por isso que ele necessita passar por um processo de torrefação para que possa ficar com melhor aroma e sabor.
Independente da forma como se apresentam, seja arábica ou robusta, todos esses grãos são cozinhados, numa temperatura elevada, a fim de que possam atingir o melhor sabor e cor.
Os grãos são aquecidos a uma temperatura de 180 a 240 graus, durante um período de sete a quinze minutos, até que se alcance o tipo de torra que deseja. Quanto mais tempo o café estiver nesse processo, mais escura será a sua cor.
Assim, o processo pelo qual o café passa pela torra é feito apenas por algumas pessoas, e é por isso que existe diferença entre um café e outro, uma marca e outra. O processo de torrefação só pode ser considerado ideal quando a pessoa que está controlando esse processo utilize dos seus sentidos, especificamente da visão, da audição e do olfato. Isso para que ele possa saber exatamente o momento em que os grãos estão torrados de forma correta.
Como o café torrado é encontrado no mercado?
O produto recebe o nome de café torrado, mas também pode ser encontrado no mercado com as nomeações de “café torrado e moído” e “café torrado, em grão”.
Sendo essas duas, as classificações que o café torrado recebe.