O Café Faz Bem Para a Saúde?
Sendo uma das bebidas mais comuns e queridas do mundo, o café está sempre presente na mesa dos brasileiros. No entanto, uma dúvida muito comum é: o café faz bem para saúde?
Isso porque, existem diversos mitos e verdades sobre essa bebida espalhada pela internet, levando medo para muitos brasileiros em relação ao consumo de café e se ele pode ser prejudicial.
Veja a seguir, todos os principais detalhes sobre essa bebida tão aclamada pelos brasileiros, entendendo se o seu consumo pode trazer benefícios positivos à saúde.
O café faz bem para a saúde?
Sim, o café quando consumido com moderação, pode trazer diversos benefícios para a saúde, existindo diversos estudos comprovando que a cafeína, principal componente do café, possui propriedades que contribuem para a prevenção de doenças.
Segundo a Dra. Azadeh Shirazi, dermatologista e fundadora da AziMD Skincare, “café é bom! É a maior fonte de polifenóis e ácidos hidroxicinâmicos na dieta humana. São antioxidantes poderosos que combatem os radicais livres nocivos, protegendo as nossas células contra danos”.
Dessa forma, conforme os estudos realizados, o café pode ser um grande aliado para evitar doenças como:
- Parkinson;
- Alzheimer;
- Alguns tipos de cânceres;
- Depressão;
- Doenças do fígado;
- Doenças cardiovasculares e muito mais.
Qual a quantidade ideal de café diária?
Ainda segundo a Dra. Azadeh Shirazi, “o consumo excessivo pode levar à desidratação e à perda do sono, além da possibilidade de desenvolver doenças”.
Ou seja, para que você consiga experimentar os benefícios que o café pode oferecer, é importante realizar o consumo na quantidade correta.
E, conforme estudo realizado pela European Food Safe Authority, a quantidade de café ideal pode variar de pessoa para pessoa, sendo o consumo recomendado da seguinte forma:
- Adultos saudáveis: 300 a 400 mg de cafeína (Entre 3 a 4 xícaras de 50 ml de café coado);
- Crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes: 100 mg de cafeína ( 1 xícara de 50 ml de café coado);
- Gestantes e lactantes: 200 miligramas de cafeína ( 2 xícaras de 50 ml de café coado);
- Pessoas sensíveis à cafeína: 100 a 200 miligramas de cafeína ( 1 a 2 xícaras de 50 ml de café coado).
Café expresso ou coado?
Durante o consumo de café, você deve ficar atento especialmente a qual tipo de café está sendo consumido.
Isso porque, existe o café expresso e o coado, onde a opção expressa geralmente possui o triplo de cafeína presente no café coado, ou seja, sendo bem mais “forte”.
Segundo matéria publicada no G1, 125 ml (meia xícara) de café coado tem 85 mg de cafeína, enquanto apenas 30 ml de café expresso possui 60 mg.
Portanto, não existem problemas no consumo do café expresso, porém, você irá consumir bem menos quantidade para chegar na quantidade máxima diária recomendada.
Quais são os benefícios do café para a saúde?
Sabendo que o café faz para a saúde, você precisa saber que essa bebida desde que consumida corretamente, nas quantidades indicadas, pode trazer uma série de outros benefícios além da prevenção a algumas doenças.
As principais vantagens para a saúde, são:
Ajuda no emagrecimento
Conforme estudo publicado na Revista Scientific Reports, uma xícara de café diária pode ajudar na perda de peso corporal, especialmente por fazer o estímulo na gordura marrom, queimando calorias através do calor corporal.
Dentre as principais substâncias presentes na composição da cafeína, especialistas acreditam que a teobromina, o ácido clorogênico e a teofilina são as mais eficientes.
Aumenta o desempenho físico
Quem nunca tomou uma xícara de café antes de ir treinar ou praticar alguma atividade física, a fim de dar aquele “boom” na prática.
Segundo um estudo publicado pelo International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, a ingestão de 3 mg por quilo corporal 1 hora antes do treino pode auxiliar e aumentar o desempenho físico.
A ação que a cafeína vai causar no sistema nervoso central estimulará diretamente a produção de endorfinas, trazendo mais prazer na atividade e aumentando o desempenho.
Contribui para a longevidade
O café faz bem para a saúde e pode auxiliar diretamente na longevidade humana, diminuindo o risco de morte precoce em crianças e adultos.
Segundo estudo publicado pela revista científica BMJ, o café pode, desde que consumido em quantidades corretas, reduzir em 25% as chances de morte prematura.
Reduz dores de cabeça
Conforme estudos realizados na Universidade do Porto, de Portugal, desde que consumido em quantidades corretas, o café pode auxiliar na redução de dores de cabeça.
Inclusive, hoje muitos medicamentos direcionado a reduzir esse sintoma, possuem a cafeína como parte dos seus componentes.
Quais os riscos do consumo exagerado do café?
Sabendo que em quantidades corretas, o café faz bem para a saúde, um ponto importante que também precisa ser citado são os riscos do consumo exagerado.
Isso porque, assim como toda outra substância, os efeitos colaterais pelo uso excessivo podem trazer danos à saúde, não sendo diferente com o café.
Alguns dos riscos associados ao consumo exagerado de café, são:
- Gastrite;
- Úlcera péptica;
- Insônia crônica;
- Osteoporose;
- Arritmia cardíaca;
- Dependência;
- Aumento da pressão arterial;
- Ansiedade;
- Insônia;
- Agitação;
- Nervosismo;
- Irritabilidade.
Inclusive, é recomendado que pessoas com problemas de saúde, como hipertensão, arritmia cardíaca, ansiedade, insônia, problemas digestivos, osteoporose e doenças renais, consultem um médico antes de consumir café.
Conclusão
Conforme foi visto, desde que consumido em quantidades corretas e recomendadas, o café faz bem para a saúde e pode trazer uma série de benefícios físicos e mentais.
Vale a pena também sempre consultar um médico especialista para saber as quantidades ideias para o seu perfil, especialmente se você tiver alguma doença crônica.